Tags

, , ,

Hoje em dia vivemos em uma era de tecnologia, de qualquer informação na ponta dos dedos. Mas o que isso tem feito no nosso convívio social?? Tirar uma foto para postar no Instagram é mais importante do que respirar o momento e curtir o dia? Será que realmente vamos olhar no futuro para aquela foto e sentir o que queríamos passar quando tiramos ela?

Eu reparei que toda vez que tirava uma foto para as redes sociais ela nunca ficava como eu estava vendo ao vivo. Nunca consegui passar pra foto o que eu sentia ao vivo. Foi então que em uma rede social (Pinterest) esbarrei com um Detox de tecnologia e resolvi tentar.

smartphone-detox-400

Foi uma semana fazendo tarefinhas que por menores que pareçam mudaram muita coisa. A primeira era parar de seguir e ser amiga de pessoas que não agregam nada para a minha vida. Isto é, pessoas que te adicionaram na rede social mas nunca sequer falaram com você, pessoas que postam coisas que você é completamente contra mas tá lá porque se você excluir vai dar rolo. E porque você tem que se sujeitar em ver coisas que te agridem pra evitar ser agredida?

Acho que o primeiro dia foi fácil, excluí meus e-mails de listas e isso resultou em uma caixa de entrada muito mais clean. Consigo tratar e-mails com a importância certa agora. Não corro o risco de excluir e-mails importantes porque seleciono todos os e-mails pra excluir. Confesso que ainda estou excluindo meu e-mail de listas e limpando minhas redes sociais, mas a mudança de tópicos nas redes sociais e de importância nos e-mails mudou significantemente.

O segundo dia fala para desligar as notificações. Então fiz uma limpeza no meu celular, ele vibrava com qualquer coisa que chegasse nele, até os jogos tinham notificações para ficarem me chamando pra jogar. Posso dizer que agora to até mais produtiva meu celular só vibra com coisas realmente importantes, ligações. Apenas deixei o WhatsApp e um outro aplicativo só pra não esquecer (principalmente porque ele só manda uma notificação por dia e de manhã).

O terceiro dia eu nem reparei passar, diz pra resistir a vontade de olhar para o celular assim que você acorda. O que eu fiz foi me concentrar nas outras coisas que preciso fazer antes de sair pro trabalho. Fui olhar no celular apenas quando cheguei no trabalho, e sabe o que tinha de importante nele? Nada. Exatamente, nada era tão importante a ponto de me fazer olhar pra ele no primeiro minuto do meu dia.

Na quinta feira acho que foi o dia mais difícil, pois meu celular é meu despertador então eu sempre deixo ele perto pra poder desligar, e a tarefa do dia era montar uma estação pro celular fora do quarto e não olhar pra ele por pelo menos uma hora antes de dormir. Acho que a segunda etapa foi concluída com exito. Mas a primeira só quando eu comprar um despertador.

Já a tarefa de sexta eu interpretei de uma maneira um pouco diferente do que o estava escrito, eu levei o celular, mas não mexi nele durante o Jantar, a tarefa consistia em sair pra jantar e deixar o celular em casa. Mas como era de noite e meus pais podiam ligar fiquei um pouco ressabiada preferi levar mas deixar ele na bolsa. Na minha consepção era pra curtir a pessoa que estava jantando com você e conversarem sobre o dia e a semana. E foi o que eu fiz, sem interrupções.

Sábado deveríamos passar o dia fora e deixar as redes sociais de lado, posso dizer que falhei nessa. Por um período a tarde acabei olhando as redes sociais, pelo menos não foi o dia inteiro. O que realmente seria uma perda do dia maravilhoso que estava fazendo.

Já domingo era pra deixar o celular desligado o dia inteiro, o que também não conseguiria fazer pois estava viajando e as pessoas podem ficar preocupadas de onde estou. Mas consegui deixar ele na bolsa sem mexer nele pela maior parte do dia. Sem me preocupar com o mundo das redes sociais.

No final da semana o que eu aprendi com essa experiência é que nos sujeitamos a muitas coisas que não precisamos, hoje seleciono melhor o que eu não quero e o que eu quero receber, não preciso ficar perdida no meu e-mail e posso me desligar do telefone. A etiqueta social diz que um e-mail importante pode ser respondido em até 24hrs, ninguém vai morrer se você não responder no momento em que recebeu (tá estou falando do meu mundo se você é um médico ou algo do gênero pessoas podem morrer sim). Se o e-mail não é urgente você pode responder em até 48hrs. Então não se mate, escreva, releia, verifique e depois mande, as vezes mandando em seguida cometemos gafes entre outras coisas.

Porque vocês não tentam esse Detox????

