Tags

, , , , , ,

Uma frase que minha mãe sempre falou pra mim… e quando era criança achava muito bobo. Não acreditava, aí um dia ela me explicou porque sempre falou isso. “Ao homem foi dado o poder de nomear as coisas”. Quando lemos na Bíblia o Gênesis, quando Deus cria o mundo em 7 dias, ele disse ao homem para nomear as coisas que ele criou. Eu acho a explicação da minha mãe linda, então desde que entendi o significado das palavras tento tomar cuidar com o que eu digo, tanto pra mim quanto pras outras pessoas. Prefiro esperar minha cabeça esfriar antes de continuar uma discussão. Você não sabe o quanto uma frase pode afetar a vida de alguém.

Existem uns artigos e pesquisas sobre isso, recentemente um resultado de uma pesquisa foi liberado, ela consistia em três potes de arroz com água, e em cada pote foi direcionado algumas palavras, o primeiro recebeu palavras bonitas (Thank you, I love you), o segundo recebeu palavras de ódio (I hate you, you fool) e o terceiro foi ignorado. Ao final de um mês o primeiro estava fermentando com um aroma agradável, o segundo estava preto e o terceiro apresentou bolor. Uma reportagem mais completa vc encontra aqui.

Existe uma outra pesquisa que consistia num experimento similar, só que o objeto que recebeu as palavras era a água. Vou colocar o vídeo sobre o poder da água.

E hoje li esse artigo do Lifehacker que me fez repensar nessa frase da minha mãe. No artigo ele fala do problema em nos chamarmos de estúpidos ou idiota quando nos deparamos com um problema fora da nossa expertise. Ele explica que quando fazemos isso estamos nos condicionando a nos dizer que somos incapazes de realizar tal tarefa, o que não é verdade, e isso cria um bloqueio mental. (The Dangers of Labeling Yourself ‘Stupid’)

Com isso dito, pense bem no que você tem falado, pense em como você pode estar afetando as pessoas apenas com as palavras. Você pode estar se boicotando. Elogie, agradeça e incentive. Termino esse post com um vídeo acho até que já coloquei ele aqui antes mas vale a pena repetir.

