Tags

, , , ,

Uma das coisas que eu tive que aprender a lidar foi com o meu orçamento. Você fica entusiasmado com o salário e de repente se lembra das contas a pagar e pronto, lá se foi sua grana.

Pra você poder ter uma graninha para comprar suas coisas ou fazer aquela viagem, é importante saber onde seu dinheiro está indo. E isso  começa com uma planilha de orçamento.

Não precisa ser nada complicado. Comece anotando seus compromissos fixos, por exemplo, aluguel, condomínio e internet. Coloque os regulares: luz, água e telefone. E não esqueça do cartão de crédito.

Uma coisa que meu pai sempre me falou é anotar qualquer gasto que eu tiver num caderno. Isto é, tomei um refri na rua, anoto o valor que eu gastei depois acrescento na minha planilha.

Existem vários modelos de planilhas e mesmo aplicativos para te ajudar a montar seu orçamento, eu mesmo nunca consegui me adaptar a nenhum deles, prefiro minha planilha simples.

Com essa planilha em mãos, depois de uns 2 meses você consegue saber onde está o vazamento e concertá-lo. Isto é, pense por exemplo que sua planilha tem muitos gastos com jantares fora, talvez de 5 dias de jantares fora pra 1 por semana te deixe uma folginha no final do mês.

Ah se você separa dinheiro todo mês para poupança ou outro investimento não se esqueça de colocar na planilha.

Anúncios